Spam do Facebook: Ainda tem quem acredite
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Mais uma vez a internet passa a perna em muita gente. Parecido com o que aconteceu com uma imagem que mostrava um acidente numa montanha-russa em Orlando, que era falsa, agora circula pelo Facebook uma imagem da cantora Ivete Sangalo, seguida da seguinte mensagem: “Ivete Sangalo perdeu 15 kg em apenas 1 mês seguindo esta única dica de dieta!”. À imagem acompanha um link, que, ao ser clicado, espalha-se como spam a partir do perfil de quem acessou o endereço on-line, sendo postado automaticamente em perfis de amigos seus na rede com a fala: “Funciona mesmo!”.
A própria página oficial da cantora na rede social denunciou a falsidade do link, assegurando que Ivete não segue a tal dieta. Há uma página fake, também no Facebook, de nome “Ivete Sangalo perde 15 Kg”, que parece ter sido criada para espalhar ainda mais o malware ou dar alguma legitimidade a ele, pois quase não há atualizações na fanpage.
A diferença entre a imagem do acidente da montanha-russa que há pouco tempo se espalhou pelo Facebook e o spam de Ivete Sangalo é que a primeira era uma notícia falsa, criada com o intuito de testar a criticidade das pessoas na internet. O spam que traz a cantora baiana é um malware, que se espalha através do perfil de quem acredita na mensagem que o acompanha. Quando os usuários das redes sociais vão parar de cair em cadeias de spam como essa, só o tempo dirá. A dica é: se algum post de um amigo seu em sua linha do tempo parece suspeito, o melhor é não clicar até ter certeza de sua legitimidade.
Por Marcela Agra