Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Saiba o que fazer quando seu aparelho é molhado    
20/08/2019

Saiba o que fazer quando seu aparelho é molhado

Um dos grandes desesperos da atualidade é quando o smartphone, tablet ou notebook acidentalmente leva um mergulho, deixando o dono do eletrônico preocupado.

Para não perder o aparelho deve-se rapidamente tirá-lo da água e desligá-lo, pois beneficia para não acarretar em danos sérios aos componentes. Porém se ficou por muito tempo molhado leve para uma loja especializada.

Com casos que parecem ser mais graves comece a desmontar as partes mais fáceis do aparelho para que o ar posso circular e ajude a secar o mais rápido. Notebboks retire a bateria e celulares a capinha.

Deixe o aparelho num local arejado, mas que não recebe diretamente os raios solares principalmente sobre a tela. Um secador também pode ser uma ótima opção, porém deve-se estar a uma temperatura média para não danificar o aparelho ainda mais.

É necessário paciência para que o aparelho esteja completamente seco, após um ou dois dias é mais indicado, pois se ainda estiver molhado internamente pode ocasionar num curto circuito.

Apesar da água ser boa condutora de eletricidade e poder trazer danos irreversíveis para a placa mãe do aparelho, a chances de tê-lo funcionando novamente é maior. Já quando o aparelho é exposto ao café, água do mar, suco ou outro tipo de líquido essas chances diminuem, visto que quando secam deixam resíduos no aparelho.

Com informações de Diego Felipe Bezerra, técnico em smartphone da Suporte Smart; João Carlos Lopes Fernandes, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia

Matérias Relacionadas